Oração da Sarça-Ardente

9 temas para adoração e intercessão

 

“ Oh, se pelo menos de todos os lugares da cristandade pudessem subir ao céu, orações unânimes e fervorosas, como aconteceu no Cenáculo de Jerusalém, para um reacender do Espírito Divino”
Beata Elena Guerra.

A pedido da Beata Elena Guerra, o Papa Leão XIII pediu a todos os fiéis para celebrar uma novena solene (nove dias de oração) perpetuamente entre as festas da Ascensão e do Pentecostes, pela unidade dos cristãos. A oração da Sarça Ardente com nove temas de oração pode ser usada com muitas variações e numa diversidade de situações, tais como grupos de oração, assembleias, tempos de adoração, novenas, etc. Um ponto importante é permitir sempre que seja o Espírito Santo a conduzir como Ele quiser.

É um convite a voltar de novo “ao Cenáculo de Jerusalém” onde conduzidos pelo Espírito Santo, nos unimos com um só coração, em oração constante através de diversas maneiras – noite e dia em adoração e intercessão: em oração de louvor, arrependimento, orações espontâneas de acção de graças e de bênção, orações no Espírito, incluindo o dom das línguas. Isto unido à contemplação do mistério Eucarístico, sob acção do Espírito Santo e através dos seus dons, dá a oportunidade de responder ao apelo da Nova Evangelização, permitindo que a Igreja experimente de novo uma efusão do Espírito Santo e dos dons do Espírito Santo, ajudando assim a tomar forma a “cultura de Pentecostes”.



Invocação do Espírito Santo pelo Papa João XXIII

“Renova as Tuas maravilhas no nosso tempo, como num novo Pentecostes. Concede à Tua Igreja que, unida num só espírito e perseverante em oração com Maria, a Mãe de Jesus, e seguindo a condução de Pedro, possa apressar o reino do nosso Divino Salvador, reino de verdade e de justiça, reino de amor e de paz. Ámen.”

Vem Espírito Santo, e com o Teu poder renova a face da terra.

Temas para a Intercessão


1. Intercessão por Israel , o Povo da tua Aliança

Vem, Espírito Santo, sobre o Povo Judeu, Israel – o primeiro a ouvir a Palavra de Deus e a preparar-se para a plena realização da “esperança de Israel” – abençoa o nosso irmão mais velho, o povo da tua aliança
(Gen 12, 3; Sl 122, 6; Is 62, 1; Act 28, 20; Rom 11)

Intercedamos: por shalom, pela paz de Jerusalém, para que a justiça de Jerusalém brilhe diante das nações e por todo o povo judeu – em Israel
e na diáspora – na tua nação, - na tua cidade.

2. Intercessão pela Renovação da Igreja de Jesus Cristo

Vem, Espírito Santo, reacende o teu fogo e renova a tua Igreja
(Mt 3, 11; Act 2, 17-21)

Intercedamos: para que a “Espiritualidade de Pentecostes” renove a Igreja, - no mundo, - no teu continente, - na tua nação. Incluindo todas as intenções do Santo Padre, mensalmente e especialmente o seu desejo de que a “Espiritualidade de Pentecostes” se espalhe na Igreja, com um renovado impulso de oração, santidade, comunhão e proclamação.( Solenes Vésperas de Pentecostes, 2004).

3. Intercessão pela Unidade dos Cristãos

Vem, Espírito Santo, une a tua Igreja – “Pai, faz-nos um, para que o mundo acredite”. (Jo 17, 21; Ef 4, 1-6; 11, 18)

Intercedamos: pela reconciliação, pela purificação da memória e cura das divisões entre cristãos – no mundo – no teu continente – na tua nação.

4. Intercessão pela Renovação da Sociedade

Vem, Espírito Santo, e renova a face da terra. – Transforma a sociedade pelo poder do teu Espírito. (Mc 16, 16-20)

Intercedamos: para que a “Cultura da Vida” nascida do Espírito, penetre a Sociedade – no mundo – no governo – no teu continente, - na tua nação.

5. Intercessão por Conversão e Santidade

Vem, Espírito Santo, permite que a fé e a esperança despertem no coração dos povos e que a tua glória seja manifestada na tua Igreja.
(Rom 8, 28-30; 10, 9-10; Jo 3, 5-8)

Intercedamos: pela conversão dos pecadores, - pelo crescimento na santidade, - pela revelação da Glória de Deus, - na Sua Igreja, - no mundo, - na tua família

6. Intercessão por Reconciliação e Cura

Vem, Espírito Santo, ajuda-nos a viver juntos em unidade, humildade e amor. (Sl 133, 1-3; Ef 4, 1-6)

Intercedamos: pela reconciliação e cura que conduza à unidade em ti e na tua família – na tua diocese, - na tua paróquia, - na tua comunidade, - no teu grupo de oração.

7. Intercessão por Capacidade para a Evangelização

Vem, Espírito Santo, dá-nos capacidade de corresponder ao teu apelo de sermos testemunhas até aos confins da terra – portadores da Boa Nova
(Act 1, 8)

Intercedamos: pedindo uma nova capacidade dada pelo Espírito Santo de sermos Suas testemunhas, - para levar o Evangelho a toda a criação, - por
Nova Evangelização na Sua Igreja.

“Hoje, desta praça, Cristo diz a cada um de vós: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura (Mc 16, 15). Ele está a contar com cada um de vós, assim como a Igreja. E o Senhor promete “Eis que estou convosco até ao fim dos tempos” (Mt 28, 20). Estou convosco. (João Paulo II, na vigília de Pentecostes de 1998)

8. Intercessão pela Vitória da Santa Cruz

Vem, Espírito Santo, que a vitoriada Santa Cruz seja proclamada e a Sua glória revelada sobre a face da terra. (Ef 1, 15-23; 1Cor 1, 17-18)

Intercedamos: pela proclamação do poder e vitória da Santa Cruz e que o seu poder salvador seja manifestado em toda a terra.

9. Intercessão por uma nova efusão do Espírito Santo e dos Seus Dons

“Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai ali o Prometido do Pai, do Qual me ouvistes falar…ser baptizados no Espírito Santo” (Act 1, 4)

Oh Jerusalém, Cidade de David – Cidade de Deus – Cidade da Última Ceia, da Eucaristia – Cidade da Sua Paixão, Morte e Ressurreição – Cidade da Vitória da Sua Santa Cruz – Cidade do Cenáculo, onde Maria e os discípulos esperaram – Cidade do Pentecostes, onde o Espírito Santo desceu em línguas de fogo e nasceu a Igreja – Cidade da Última Vinda do Senhor, onde o Espírito e a Esposa dizem “Vem”.

Intercedamos: pedindo para ser baptizados com o Espírito Santo e para receber os seus dons para a construção do Seu corpo no amor e a reunir todas as coisas no céu e na terra sob o Seu Senhorio (Ef 4, 12; 1, 10)

Unamo-nos à oração do Santo Padre:

…o que aconteceu em Jerusalém há mais de 2000 anos…seja renovado outra vez.
Como os Apóstolos então, encontramo-nos reunidos num amplo Cenáculo de Pentecostes, desejando a efusão do Espírito… Hoje, deste Cenáculo… eleva-se uma grande oração: Vem, Espírito Santo, vem e renova a face da terra! Vem com os teus sete dons, Espírito de Vida; Vem, Espírito de Comunhão e Amor!
A Igreja e o mundo precisam de ti. Vem, Espírito Santo, e torna cada vez mais fecundos os carismas que derramaste sobre nós.” (Papa João Paulo II
Na Vigília de Pentecostes de 1998)

Rezai o” Veni, Sancte Spiritus” – a sequência de Pentecostes

Respondei ao apelo do Santo Padre no Pentecostes de 2004:

Por esta razão eu vos digo: “Abri-vos com docilidade aos dons do Espírito Santo!
Recebei, com gratidão e obediência, os carismas que o Espírito não cessa de oferecer! Não esqueçais que todos os carismas são dados para o bem comum, isto é para benefício de toda a Igreja!”

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, acendei neles o fogo do vosso amor; embora os povos falem línguas diferentes, vós os unis na proclamação da mesma fé, aleluia” (Papa João Paulo II, Vésperas Solenes de Pentecostes, 2004)


A oração Sarça-Ardente pode ser rezada individualmente ou comunitariamente focando-a num tema de intercessão ou numa combinação de temas, consoante o Espírito vos conduzir. Pode ser usada, num serão de oração, ou num tempo de adoração, de várias maneiras. A intercessão com o dom das línguas, num simples modelo “a b c” pode ser adaptada a esta forma de oração (Ver o meu livro, Burning Bush, a Return to the Upper Room in adoration and intercession, Appendix III).
Os temas têm como objectivo orientar a intercessão, que deve fluir na liberdade do Espírito Santo.

A experiência Sarça-Ardente “Dia e Noite” é adaptada para esta oração Sarça-Ardente. Idealmente pode ser rezada no contexto da adoração permanente, dia e noite, diante do Santíssimo Sacramento. Pode ser usada no contexto de uma novena ou de um triduum. Isto pode ser feito rezando os nove temas de intercessão diariamente em módulos de 2 horas, com um módulo de silêncio depois de cada três temas. Quando a oração dia e noite não é possível pode ser ajustada para períodos diários mais curtos. Uma vez mais, há muitas variações e formas possíveis, mas deixando sempre que seja o Espírito Santo a conduzir como Ele quiser.

Kim Catherine-Marie Kollins
( © 2005)

up

download

homepage